quinta-feira, 2 de agosto de 2007

A dor é a unica positiva

Do mesmo modo que o rio corre manso e sereno, enquanto não encontra obstáculos que se oponham à sua marcha, assim corre a vida do homem quando nada se lhe opõe à vontade. Vivemos inconscientes e desatentos, nossa atenção desperta no mesmo instante em que nossa vontade encontra um obstáculo e choca-se contra ele.

Sentimos ato contínuo tudo o que se ergue contra a nossa vontade, tudo o que a contraria ou lhe resiste: ou o que é mesmo tudo o que nos é penoso e desagradável.

No entanto, não prestamos atenção à saúde geral do nosso corpo, mas percebemos ligeiramente aonde o sapato nos molesta; não pensamos nos negócios e só nos importamos com uma ninharia que nos incomoda. Isto quer dizer que o bem-estar e a felicidade são valores negativos, e só a dor é positiva.

É um absurdo acreditar o contrário, que o mal é negativo. Ele é positivo, porque se faz sentir.
Toda a felicidade, todo o bem é negativo, e toda a satisfação também o é, porque suprime um desejo ou termina um pesar. Acrescentamos a isto que, em geral, nunca sentimos uma alegria maior do que a que sonhávamos, e que a dor sempre a excede.

Se quereis certeza das diferenças entre o prazer e a dor, comparem a impressão do animal que devora, com a impressão do devorado.

Arthur Schopenhauer

Nenhum comentário: