sábado, 17 de maio de 2008

Assim Falou Zaratustra

"Quem quer aprender a voar, precisa primeiro aprender a ficar de pé e a andar e a subir e dançar: a arte de voar não se aprende voando!

Aquele que ensinar os homens a voar afastará todos os limites, batizará a terra de novo como A Leve.
Quem quer se tornar leve e se transformar em pássaro deve se amar.
O homem é uma corda estendida entre a besta e o Super Homem - uma corda sobre o abismo.É perigoso passar de um lado ao outro, perigoso ficar no caminho, perigoso olhar para trás, perigoso tremer e parar.
O que há de grande no homem é que ele é uma ponte e não um fim: o que se pode amar no homem é que ele é uma passagem e uma queda.
Por trás dos teus pensamentos e teus sentimentos, irmão, há um soberano possante e um sábio desconhecido. Ele mora no teu corpo, é teu corpo.
Há mais razão no teu corpo que na tua melhor sabedoria.
Há sempre um pouco de loucura no amor.
Mas há sempre um pouco de razão na loucura. E mesmo eu, que estou voltado para a vida, acho que as borboletas, as bolhas de sabão e o que se assemelha a elas entre os homens são o que melhor conhece a felicidade.
Ver voar essas alminhas leves, loucas, graciosas e móveis - isso dá a Zaratustra vontade de chorar e cantar.Eu não poderia acreditar num deus que não soubesse dançar.
Agora sou leve, agora vôo, agora me vejo abaixo de mim mesmo, agora um deus dança através de mim. Estou agora diante do meu último cume.
Tenho diante de mim meu caminho mais duro. Começo minha corrida mais solitária.Acima da tua cabeça e além do teu coração. Agora a coisa mais doce em ti deve se tornar a mais dura.Precisas subir andando sobre ti. Mais alto, mais alto até que as estrelas fiquem lá embaixo.Céu acima de mim, céu puro. Profundo. Abismo de luz. A te contemplar tremo de desejos divinos. Saltar na tua altura - eis o meu abismo. Ensconder-me na tua pureza, eis minha inocência.Todo a minha vontade é só voar, voar para entrar em ti!
O belo corpo vitorioso em torno do qual tudo se transforma em espelho.
O corpo ágil, o dançarino cujo símbolo é alma feliz consigo mesma. Toda alegria quer a eternidade, a profunda, profunda eternidade. Assim fala a sabedoria do pássaro: Não há alto nem baixo. Lança-te para todos os lados, para frente, para trás, homem leve.
Não fala mais.
Canta."

Nietzsche - in Assim Falou Zaratustra


Coleção "Os Pensadores" - Nietzsche - Vol. I - Editora Nova Fronteira

6 comentários:

Anônimo disse...

Textos fantásticos que tem no seu blog. Adoro ler e vou decididamente escolher algumas obras a partir dos excertos que tem por aqui.

Obrigada pela partilha de pensamentos tão interessantes.

Caso aprecie rope bondage, convido-o a ver, e eventualmente comentar por email, as fotografias que o meu Senhor tem no Seu site em:

www.bondage4pleasure.com

Vou voltar mais vezes aqui ao seu cantinho de pensamentos :)

ki, uma escrava portuguesa, orgulhosa propriedade de Senhor M

Sir Lucius Ghostwish disse...

Nietzsche é um dos meus filosofos favorito... parabens pelo post... de excelente gosto!

SeuDonoeSenhor disse...

ki, eu é que agradeço a sua presença nesse espaço e a gentileza de comentar os textos. Visitei o link de seu dono e já o acrescentei em meus favoritos. É de excelente bom gosto no conteúdo e na qualidade da arte,visitarei sempre.bjs.

SeuDonoeSenhor
SDS

SeuDonoeSenhor disse...

Nobre colega Sir Lucyus, tb o parabenizo pelo bom gosto litarário/filosófico.A literatura, a filosofia e a cultura em geral estão entre as coisas que nos dão prazer e são capazes de mudar as pessoas e o mundo.Agradeço a presença e o comentário.Abraços.

SeuDonoeSenhor
SDS

ANALUKAMINSKI PINTURAS disse...

Por favor, poderias informar de onde extraíste o excerto? Estou pesquisando sobre as fontes bibliográficas e traduções variadas deste fragmento... Abraços alados!

SeuDonoeSenhor disse...

Olá analuka, em primeiro lugar agradeço a honra de sua visita a este espaço que eu procuro atualizar sempre que sobra um tempinho. O excerto foi extraido do livro Nietzsche (dois volumes) da coleção Os Pensadores, editora Nova Cultural. Visitei seu blog e te parabenizo pelo conteúdo e tb pela sua arte, de uma qualidade indiscutivel e de muito bom gosto.Ah, parabéns tb pela cidade linda onde vc reside, gosto muito de floripa...Sinta-se à vontade para qualquer tipo de esclarecimento ou simplesmente para falarmos sobre arte e cultura...beijos